As alunas Deborah Silva Nunes e Natalia Hervilha da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/UNIFESP), vinculadas ao projeto de extensão Gestão do Cuidado em Mídias Digitais nas Plataformas Sociais, Museu Digital da EPE e à pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) na área de História da Enfermagem, participaram do evento 7⁰ Colóquio da Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF) e do 2⁰ International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), realizados em Salvador (BA) em abril de 2025. O evento foi promovido pela ABRADHENF em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Durante o congresso, foram apresentados três trabalhos em uma roda de conversa, refletindo o compromisso da EEPE na preservação da história, da memória e da inovação em saúde, foram eles:
O Programa Gestão do Cuidado e Mídias Digitais com enfoque nas atividades relacionadas a História da Enfermagem e projetos de extensão curricularizada;
O Museu Digital da Escola Paulista de Enfermagem como projeto de extensão;
Catalogação do Acervo Fotográfico da Escola Paulista de Enfermagem.
As alunas contaram suas experiências gratificantes e a contribuição para a pesquisa na área de História da Enfermagem. Vamos ver?
Deborah Silva Nunes:
"Sou aluna do quarto ano do curso de Enfermagem da UNIFESP e tive a honra de participar do projeto de extensão Cuidado e Mídias Digitais desde o meu primeiro ano na universidade. Fazer parte dessa iniciativa ao longo da graduação tem sido uma experiência enriquecedora, que amplia minha formação acadêmica e fortalece meu compromisso com a valorização da Enfermagem e sua história.
Neste evento que participei observei momentos riquíssimos de intercâmbio científico e cultural, reunindo pesquisadores e profissionais de diversas regiões do Brasil e do exterior. As trocas realizadas fortaleceram a construção coletiva do conhecimento na História da Enfermagem e contribuir para o destaque do papel fundamental da extensão universitária no ensino, na ciência e na sociedade.
Além do evento, tive a oportunidade de visitar o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) — um espaço que inspira e emociona. Fundado pelo Cofen, o MuNEAN é um centro de memória vivo, que preserva a trajetória da Enfermagem brasileira e dos Conselhos de Enfermagem. Instalado em um casarão do século XIX, no centro histórico de Salvador, o museu conecta passado e presente, valorizando a identidade profissional e cultural da nossa categoria."
Nathalia Hervilha:
"Sou estudante do segundo ano de Enfermagem na UNIFESP, e essa foi a minha primeira participação em um evento acadêmico fora da universidade. Foi uma experiência transformadora, que ampliou minha visão sobre a Enfermagem e fortaleceu minha identidade profissional.
Durante o evento, tive o privilégio de apresentar, também em roda de conversa, o projeto: "Catalogação do Acervo Fotográfico da Escola Paulista de Enfermagem".
Esse trabalho, desenvolvido com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq–UNIFESP), me permitiu vivenciar na prática o processo de organização e valorização do acervo histórico da EPE. Conhecer a história da nossa escola por meio das imagens, arquivos e memórias é uma experiência que contribui profundamente para minha formação.
Além das atividades acadêmicas, tive a chance de conhecer os centros históricos de Salvador e de refletir sobre como a cultura local se entrelaça com a prática do cuidado em saúde.
A participação nesse congresso foi uma vivência acadêmica, histórica e pessoal inesquecível. Sigo agora ainda mais motivada a honrar o passado, compreender o presente e construir, junto aos meus colegas e professores, um futuro mais justo, democrático e plural para a Enfermagem brasileira."
As alunas foram orientadas pela Profa Dra Patricia Bover Draganov
A EPE agradece tamanha dedicação e visibilidade dada aos programas de extensão com foco na História da Enfermagem, à Escola de Enfermagem e à UNIFESP.