Mostra VII - Esculturas

As origens da enfermagem e da saúde: o cuidado no mundo

UNIDADE CURRICULAR HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

Linha do tempo

Esculturas

Civilização: Pré - história [Paleolítico → Neolítico].

Características principais: Estilo de vida nômade, baseado na caça e na pesca. Posteriormente, evoluíram para o sedentarismo com novas técnicas e instrumentos, tais como: artesanato, instrumentos de metais (espadas e lanças), pecuária, agricultura na crescente fértil e domesticação de animais.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: Divisão das tarefas de cuidado destinadas às mulheres (como o cuidado com idosos e doentes), observavam as práticas animais acerca de seus ferimentos (comer ervas, lamber feridas, limpá-las com água e técnicas como a mordida ou pressão sobre áreas doentes, remetendo ao que viria a ser a acupuntura). As enfermidades eram vistas como impurezas espirituais e, para tratá-las, os curandeiros batiam nos doentes com ervas, tornando o corpo um ambiente inóspito para espíritos ruins.

Realizado por: Bruna Yumi , Giulia Baldasso, Isabela Theodora, Júlia Benites, Julia Sunmy, Pamela Souza, Rafaella Stroili e Raíza Cintra.

Civilização: Persa

Características principais: Zoroastrismo como religião, caracterizada pela dualidade entre o bem e o mal. Os persas acreditavam em um Deus supremo, que havia criado dois outros seres poderosos: Ormuz e Ahriman. Além disso, eles viam que a limpeza (pessoal e ambiental) era essencial para prevenir doenças.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: Os enfermeiros e curandeiros cuidavam dos doentes, administravam medicamentos e realizavam procedimentos de higiene. Havia, também, as parteiras que assistiam mulheres no parto e os sacerdotes que desempenhavam o papel de cura, por meio de orações e rituais. Nesta civilização houve a criação da primeira escola médica.

Realizado por: Nayra Isamara, Guilherme Moreira, Suzy Tobias, Lucas Alves, Isabela Cardoso, Ana Beatriz Silva, Rebecca Alexandra.

Civilização: Romana

Características principais: A implantação do saneamento básico e da higiene pública, com a construção de cemitérios, da limpeza das ruas, dos banhos públicos com piscinas de água quente, das câmaras de vapor, dos banhos de assento e da captação da água de chuva. Além disso, a formulação de medicações e uso de ervas medicinais.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: Com a utilização do almofariz e pistilo, as ervas e hortaliças com função medicinal eram maceradas até a formação de uma pasta, então eram misturadas a outros agentes, como o vinho. Essa pasta era colocada sobre os ferimentos, funcionando como um emplasto. Tal processo era realizado por soldados, mulheres e escravos, em hospitais tanto civis quanto militares.

Realizado por: Luiza Camilo dos Reis, Fernanda Oliveira, Pierre Santos, Anne Silva, Vanderley Ribeiro.

Civilização: Egípcia 

Características principais: O conhecimento de anatomia e do sistema circulatório por completo, juntamente com as bandagens e ataduras estruturam o processo de mumificação do corpo. com a finalidade de conserva-lo e mantê-lo limpo e descontaminado. Graças a essa técnica, hoje temos a possibilidade de realizar estudos para a descoberta de outras patologias e até mesmo entender o procedimento das bandagens.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: Os estudos dos documentos egípcios não mencionaram a existência de enfermeiros, mas vale destacar a existência de profissionais responsáveis pelo cuidado dos doentes, situados nos templos religiosos. Estes cuidadores utilizavam soluções para injeções, loções, pomadas e emplastros. Como uma típica sociedade patriarcal, o trabalho de cuidado era realizado por mulheres, com destaque para as parteiras, como um trabalho de suma importância.

Realizado por: Amanda D. da Gama, Annelise Guimarães, Júlia Ramos, Letícia S. Cardoso, Rafaella R, Sophia Bertam, Sabrina Guimarães e Vinicius Schirmer.

Civilização: Indiana

Características principais: Eram Politeístas, cultuavam a religião em templos, dividiam os gastos e sua condição social era determinada no nascimento. Eram preocupados com o saneamento básico e com a higiene pública. Foi o primeiro país a produzir algodão (confecção de roupas). Tinham conhecimento em: anatomia, processos metabólicos, procedimentos médicos, descrição de patologia e farmacologia.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: 

Realizado por: Julia Milena Fernandes, Pedro Cornea, Hellen Difanti, Renata Carvalho, Naielly Vitoria Cerqueira, Victor Brandão, Rian Lina, Felipe Rappeti.

Civilização: Grega 

Características principais: Eram politeístas, organizavam-se em cidades-estado e valorizavam a filosofia e a cultura.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: Incentivavam a higiene pessoal, as doenças eram vistas como o desequilíbrio dos 4 elementos, o tratamento relacionava-se com questões históricas e epistemológicas como base para o entendimento e tratamento de enfermidades.

Realizado por: Beatriz Galvão, Ingrid Rodrigues, Isabella Paes, Isabelle Miranda, Léticia de Jesus, Leticia Ferreira, Natália Heucelha, Paola Paradella.

Civilização: Palestina

Características principais: O sacerdote era o médico da época, o cuidado com a higiene era importante e haviam maneiras de sinalizar os doentes com doenças infecto contagiosas por meio de sinos e trombetas como método de prevenção. A estrela de Davi reflete a religião como um dos pilares para a construção da saúde desta época.

Manifestação do cuidado e da enfermagem:As enfermidades eram castigos para aqueles que pecavam. O cuidado daquela época era considerado um direito básico de todos, sem distinção. Possuíam noção de higiene, cuidados com a saúde da mulher e com contágio de doenças. Se apoiavam no código de Hamurabi para fundamentar a saúde pública. Além disso, a primeira representação da enfermeira surgiu nesta civilização na figura de Débora, ama de Rebeca. A Debora era responsável pelo cuidado dos filhos e dos doentes.

Realizado por: Jheneffer Eduarda, Lívia Mello, Marcela Florez, Thiago Cardoso, Maria Gabriela Poppe, Raquel Aguiar.


Civilização: Chinesa

Características principais: Sociedade marcada pelo espiritualismo, com fortes influências religiosas, em especial o budismo e o confucionismo, simbolismos (Yin e Yang); Buscavam a cura por meio da dinâmica de equilíbrio do corpo humano.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: A princípio, a medicina chinesa limitava as cirurgias à castração dos homens e das gestantes, pois acreditavam que o ser humano perduraria na vida após a morte.No entanto, a farmacologia desenvolve-se de forma significativa, utilizando elementos, como remédios de origem animal e vegetal. Os métodos de tratamento incluem formas mais naturais, visando ‘’curar o espírito’’ - tais como observar, interrogar, apalpar. O uso de alimentos específicos também influenciavam na relação de indivíduos com o ambiente, restaurando a harmonia.

Realizado por: Emily Resende, Thaisa Figuereido, Beatriz Avanz, Maria Eduarda Ribeiro, Gabriela Pinheiro, Rebeca Bertho, Ana Julia, Beatriz Munhoz.

Civilização: América

Características principais: Povos oriundos da Ásia Central (Maias, Toltecas e Astecas), de religião Politeísta, praticavam a caça e a agricultura como base da economia, tinham habilidades com a arquitetura, pintura e escultura. Acreditavam que a doença acontecia pela ira dos Deuses e as mulheres tinham poder e importância na tribo.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: Realizavam orações, cerimônias, cânticos, tratamentos à base de ervas, amuletos, talismãs e fetiches. Praticavam pinturas nos corpos, utilizando cores e minerais e realizavam rituais em cabanas construídas para prática da medicina. Usavam substâncias aromáticas e estimulavam a circulação por meio de ramas (prática de bater com plantas).

Realizado por: Ana Carolina Miyamato, Cristiane Farfan, Isabela Lopes, Isadora Almeida, Isadora Magalhães, Julia Santoro, Larissa Figueiredo, Letícia Itami.

Civilização: Assíria e Babilônia

Características principais: Localizadas na região da crescente fertil da Mesopotâmia e, posteriormente, relacionadas pela tomada da Babilônia pela Assíria, ambas civilizações acreditavam que doenças eram frutos da ira dos Deuses e espíritos malignos como resposta ao pecado. Dessa forma, para agradá-los, utilizavam magia oculta, bola de cristal, encantos e rituais com fogo. Além disso, seguiam os signos do zodíaco para justificar processos fisiológicos, atribuindo epidemias as influências astrais.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: A crença era de que a cura se dava pelo arrependimento, orações e magia. Contudo, havia outras formas de cuidado que iam do uso de ervas, até o regime alimentar, tamponamento, transfusão de sangue, ou ainda, colocar os enfermos na rua para que quem tivesse algum conhecimento pudesse contribuir. Ambos os povos utilizavam o código de Hamurabi para basear a conduta dos médicos e cirurgiões. No entanto, a diferença entre eles é que os Babilônios possuíam enfermeiros e os Assírios não.

Realizado por: Amanda Lima, Bianca Maringo, Fernanda Cristina, Gabriela Baratieri, Maryna Brandão, Rebeca Maia, Rafaela Pascan.

Civilização: Assíria e Babilônia

Características principais: Baseou-se na pesca e na caça, utilizando-se de instrumentos de pedra. Com o passar dos anos, foram se aprimorando em tecnologias e técnicas como: agricultura, artesanato, cultivo, criação de novas armas e pecuária, além do mais ampliou-se o conhecimento diante da ciência, com a extração de tutano dos ossos, extração de tanino para proteção das plantas e início de produtos de beleza como pó de arroz e utilização de cremes cor-de-rosa.

Manifestação do cuidado e da enfermagem: Advinda da China, as questões relacionadas a morte, a doença, ao nascimento eram debatidas e dizia-se que acarretavam em impurezas, portanto, seus cuidados e tratamentos envolviam as água termais e a licitação da eutanásia.

Realizado por:  Bruna Yumi , Giulia Baldasso, Isabela Theodora, Júlia Benites, Julia Sunmy, Pamela Souza, Rafaella Stroili e Raíza Cintra.